MISSÃO
APEC é o fórum econômico premier da Ásia-Pacífico. O principal objetivo do grupo de países é apoiar o crescimento econômico sustentável e a prosperidade na região da Ásia-Pacífico.
As economias participantes desenvolvem um esforço para tornar as relações comerciais entre os membros mais aberta e harmoniosa. A Cooperação econômica Ásia-Pacífico defende o comércio e o investimento livre e aberto, promove e acelera a integração econômica regional, incentivando a cooperação econômica e técnica, o reforço da segurança humana, facilita um ambiente de negócios favorável e sustentável . As iniciativas são para transformar metas políticas em resultados concretos e acordos em benefícios tangíveis.
HISTÓRIA
Já na década de 1960 surgem os primeiros esforços e propostas para criação de instituições de cooperação na região do pacífico. A princípio sem participação direta de governantes, mas protagonizado pelo setor empresarial.
O Japão e Austrália são os países pioneiros nesse processo e os principais protagonistas. Uma das primeiras ações e propostas foi a realização de um fundo de desenvolvimento asiático, que pudesse criar uma ambiente de crescimento e desenvolvimento para os países dessas economias.
A ideia da APEC foi primeiramente abordado publicamente pelo ex-primeiro-ministro da Austrália, Bob Hawke, durante um discurso em Seul, Coréia, em 31 de Janeiro de 1989. Dez meses mais tarde, 12 economias da Ásia-Pacífico se reuniram em Canberra, Austrália para estabelecer APEC. Os membros fundadores foram: Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Coréia, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Singapura, Tailândia e Estados Unidos.
China, Hong Kong, China e Taipé Chinês se juntou em 1991. México e Papua Nova Guiné seguido em 1993. Chile aderiu em 1994. E em 1998, Peru, Rússia e Vietnã se juntou, tendo a adesão plena a 21.
Entre 1989 e 1992, APEC conheci como um alto funcionário informal e Ministerial diálogo nível. Em 1993, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, estabeleceu a prática do Encontro um relatório anual dos Líderes da APEC económicas destinadas a proporcionar uma maior visão estratégica e direção para a cooperação na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário